Bíblia Amplificada

Verso
1 Paulo, Silvano (Silas) e Timóteo, à igreja (assembleia) dos tessalonicenses em Deus nosso Pai e no Senhor Jesus Cristo (o Messias, o Ungido).
2 A graça (favor não merecido) esteja com vocês, e a paz [cordial] de Deus o Pai e de nosso Senhor Jesus Cristo (o Messias, o Ungido).
3 Nós devemos e de fato somos obrigados [como quem está em débito] a dar sempre graças a Deus por vocês, irmãos, como convém, porque sua fé está crescendo sobremaneira, e o amor de cada um de vocês, uns pelos outros, está aumentando e é abundante.
4 E esta é a causa de mencionarmos vocês com orgulho entre as igrejas (assembleias) de Deus, por sua firmeza (sua perseverança e paciência inabaláveis), e por sua firme fé no meio de todas as perseguições e tribulações esmagadoras e aflições que vocês estão suportando.
5 Isto é uma prova positiva do justo e correto julgamento de Deus, com o fim de que vocês possam ser considerados merecedores de Seu reino [um sinal pleno de Seu justo veredito, que determina que vocês sejam feitos e contados como dignos do reino de Deus], por cuja causa vocês estão também sofrendo.
6 [É uma decisão justa,] uma vez que é uma coisa justa para Deus retribuir com tribulação e aflição àqueles que atribulam e afligem vocês.
7 E [recompensar] vocês que estão atribulados e afligidos [concedendo-lhes] alívio e descanso junto conosco, [seus companheiros de sofrimento,] quando o Senhor Jesus Cristo for revelado do céu com Seus anjos poderosos, numa chama de fogo.
8 Para trazer retribuição (castigo e vingança) sobre aqueles que não conhecem ou não percebem ou não se tornam familiarizados com Deus, e [sobre aqueles] que ignoram e se recusam a obedecer ao Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.
9 Tais pessoas vão pagar a pena e sofrer a punição da ruína eterna (destruição e perdição), e da eterna exclusão e banimento da presença do Senhor e da glória de Seu poder.
10 Quando Ele vier para ser glorificado em Seus santos [naquele dia Ele será feito mais glorioso em Seu povo consagrado], e [Ele será] olhado com maravilha e admirado [em Sua glória refletida] em todos os que creram [que aderiram a Ele, confiaram Nele e dependeram Dele], porque nosso testemunho entre vocês foi confiantemente aceito e crido [e confirmado em suas vidas].
11 Com isto em vista, constantemente oramos por vocês, para que nosso Deus possa considerá-los e contá-los como dignos de [seu] chamado e de cada propósito gracioso de [Sua] bondade, e possa completar com poder cada uma de [suas] obras particulares de fé (fé que é aquela inclinação de toda a personalidade humana para Deus, em absoluta confiança em Seu poder, sabedoria e bondade).
12 Assim, possa o nome de nosso Senhor Jesus Cristo ser glorificado e tornar-se mais glorioso através de e em vocês, e possam vocês [também ser glorificados] Nele, de acordo com a graça (favor e bênção) de nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo (o Messias, o Ungido).


Ministério Vivos com Cristo