Bíblia Amplificada

Verso
1 Paulo, um apóstolo (mensageiro especial) de Cristo Jesus (o Messias) pela vontade divina (o propósito e a escolha de Deus) aos santos (os consagrados, os separados) em Éfeso, que são fiéis e leais e firmes no Senhor.
2 Possa a graça (favor imerecido de Deus) e a paz espiritual [que significa paz com Deus e harmonia, unidade e ausência de distúrbios] ser de vocês, da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.
3 Possa a bênção (louvor, louvação, e elogio) ser ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo (o Messias), que nos tem abençoado em Cristo com toda bênção espiritual (dada pelo Espírito Santo) na região celestial!
4 Assim como [em Seu amor] Ele nos escolheu [na realidade, nos tomou para Si mesmo como sendo Seus] em Cristo, antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos (consagrados e separados para. Ele) e inculpáveis a Seus olhos, acima de reprovação, perante Ele em amor.
5 Porque Ele nos pré-ordenou (nos destinou, planejou em amor para nós) para sermos adotados (revelados) como Seus próprios filhos através de Jesus Cristo, de acordo com o propósito de Sua vontade [porque isso lhe agradava e era Seu amável intento] –
6 [Para que pudéssemos ser] para o louvor e a recomendação de Sua gloriosa graça (favor e misericórdia), que ele tão gratuitamente nos concedeu no Amado.
7 Nele temos a redenção (libertação e salvação) através de Seu sangue, a remissão (perdão) de nossas ofensas (faltas e transgressões), de acordo com as riquezas e a generosidade de Seu gracioso favor,
8 Que Ele derramou abundantemente sobre nós, em todo tipo de sabedoria e entendimento (visão prática e prudência),
9 Fazendo conhecido de nós o mistério (segredo) de Sua vontade (de Seu plano, de Seu propósito). [E é este:] De acordo com Seu bom prazer (Sua intenção misericordiosa) que Ele tinha previamente proposto e doado Nele,
10 [Ele planejou] para a maturidade dos tempos e o clímax das eras unificar todas as coisas e fazer convergir e consumá-las em Cristo, [tanto] as coisas no céu [como] as coisas na terra.
11 Nele fomos feitos também herança (porção) [de Deus], e obtivemos uma herança; porque fomos pré-ordenados (escolhidos e designados de antemão), de acordo com o propósito Dele, que estabelece todas as coisas em concordância com o conselho e desígnio de Sua [própria] vontade,
12 De tal maneira que nós, que primeiro esperamos em Cristo [que primeiro pusemos nossa confiança Nele, fomos destinados e designados a] viver para o louvor de Sua glória!
13 Nele vocês também, que ouviram a Palavra da Verdade, a boa nova (Evangelho) da sua salvação, e creram Nele, e aderiram a Ele, e dependeram Dele, foram selados com o selo do Espírito Santo há muito prometido.
14 Esse [Espírito] é a garantia de nossa herança [as primícias, o penhor e antegozo, o pagamento inicial de nossa herança], em antecipação de sua total redenção e de nossa aquisição da [completa] posse dela – para o louvor de Sua glória.
15 Por esta razão, por eu ter ouvido de sua fé no Senhor Jesus e do seu amor para com os santos (o povo de Deus),
16 Não cesso de dar graças por vocês, fazendo menção de vocês em minhas orações.
17 [Porque eu sempre oro] ao Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, para que Ele possa lhes conceder um espírito de sabedoria e de revelação [de visão interior dos mistérios e segredos] no [profundo e íntimo] conhecimento Dele.
18 Tendo os olhos de seu coração inundados de luz, para que possam conhecer e entender a esperança para a qual Ele chamou vocês, e como é rica a Sua gloriosa herança nos santos (os Seus separados).
19 E [para que vocês possam conhecer e entender] qual é a incomensurável e ilimitada e suprema grandeza do Seu poder em nós e para nós que cremos, como demonstrada na operação de sua poderosa força,
20 Que Ele exerceu em Cristo quando O ressuscitou dos mortos e assentou-0 à Sua [própria] mão direita nos [lugares] celestiais,
21 Muito acima de todo governo e autoridade e poder e domínio e de todo nome que é nomeado [acima de todo título que possa ser conferido], não somente nesta era e neste mundo, mas também na era e no mundo que virão.
22 E Ele colocou todas as coisas debaixo de Seus pés e designou-0 como o Cabeça universal e supremo da igreja [uma liderança exercida em toda a igreja],
23 Que é o Seu corpo, a plenitude Dele que enche tudo em todas, as coisas [pois nesse corpo vive a plena medida Dele que faz todas as coisas completas, e que enche tudo, em todos os lugares, com Ele próprio]


Ministério Vivos com Cristo