Bíblia Amplificada

Verso
1 [Esta é] a revelação de Jesus Cristo (Sua revelação dos mistérios divinos). Deus deu a Ele para expor e tornar conhecidas dos seus servos certas coisas que devem em breve prontamente acontecer em sua inteireza. E Ele a enviou e a comunicou por meio de seu anjo (mensageiro) a seu servo cativo João,
2 O qual testificou e atestou quanto a tudo o que viu [em suas visões], quanto à; palavra de Deus e ao testemunho de Jesus de Cristo.
3 Abençoado (bem-aventurado, feliz, invejável) é o homem que lê em voz alta [nas assembleias] a palavra desta profecia; e abençoados (bem-aventurados, felizes, invejáveis) são aqueles que a escutam [ser lida] e que se conservam verdadeiros para as coisas que estão escritas nela [dando ouvidos a elas e depositando-as em seu coração], pois o tempo [delas serem cumpridas] está próximo.
4 João, às sete assembleias (igrejas) que estão na Ásia: Possa a graça (o favor imerecido de Deus) ser concedida a vocês e a paz espiritual (a paz do reino de Cristo), da parte Daquele que é e que era e que há de vir e dos sete Espíritos [o Espírito Santo setuplicado] perante Seu trono,
5 E da parte de Jesus Cristo, a Testemunha fiel e digna de confiança, o Primogênito dos mortos [o primeiro a ser trazido de volta à vida] e o Príncipe (Governante) dos reis da terra. A Ele, que sempre nos ama e que de uma vez [por todas] nos soltou e nos libertou, de nossos pecados por Seu próprio sangue,
6 E nos agrupou num reino (uma raça real), sacerdotes para Seu Deus e Pai - a Ele sejam a glória com poder e a majestade com domínio através dos séculos e para sempre. Amém (assim seja).
7 Eis que Ele está vindo com as nuvens e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o transpassaram; e todas as tribos da terra olharão para Ele e baterão no peito e prantearão e lamentarão sobre Ele. Assim deve ser, Amém (assim seja).
8 Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim, diz o Senhor Deus, Aquele que é e que era e que há de vir, o Todo Poderoso (o Governante de tudo).
9 Eu, João, seu irmão e companheiro (que compartilha e participa) com vocês na tribulação e no reino e na paciente perseverança [que estão] em Jesus Cristo, estava na ilha chamada Patmos, [banido] por causa de [meu testemunho da] Palavra de Deus e do testemunho (a prova, a evidência) de Jesus Cristo.
10 Eu estava no Espírito [arrebatado em Seu poder] no Dia do Senhor e ouvi por detrás de mim uma grande voz, como um chamado de uma trombeta de guerra,
11 Dizendo: Eu sou o Alfa e o Ômega. O Primeiro e o Último. Escreve prontamente o que vês (tua visão) num livro e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia - a Éfeso e a Esmirna e a Pérgamo e a Tiatira e a Sardes e a Filadélfia e a Laodicéia.
12 Então voltei-me para ver [de quem era] a voz que estava falando a mim e, ao voltar-me, vi sete candeeiros de ouro
13 E, no meio dos candeeiros? [Um] como um Filho do Homem, vestido com uma veste que chegava a Seus pés e com um cinturão de ouro ao redor de seu peito.
14 Sua cabeça e Seus cabelos eram brancos como lã branca, [tão brancos] como a neve e Seus olhos [cintilavam] como uma chama de fogo.
15 Seus pés reluziam como bronze polido (brilhante), como se refinado numa fornalha e Sua voz era como o som de muitas águas.
16 Em Sua mão direita segurava sete estrelas e da Sua boca saia uma espada afiada de dois gumes e Sua face era como o sol resplandecendo a plena força ao meio dia.
17 Quando o vi, caí a seus pés como se estivesse morto. Mas Ele colocou sua mão direita sobre mim e disse: Não tenhas medo! Eu sou o Primeiro e o Último .
18 E o Sempre-vivo [estou vivendo na eternidade das eternidades], morri, mas vê, estou vivo para sempre; e possuo as chaves da morte e do Hades. (a região dos mortos).
19 Escreve, portanto, as coisas que-vês, o que são [e significam] e o que está para acontecer daqui por diante.
20 Quanto ao significado oculto (o mistério) das sete estrelas que viste na Minha mão direita e dos sete candeeiros de ouro: as sete estrelas são os sete anjos (mensageiros) das sete assembleias (igrejas) e os sete candeeiros são as sete igrejas.


Ministério Vivos com Cristo