Bíblia Amplificada

Verso
1 Paulo, um apóstolo - [mensageiro especial designado e comissionado- e enviado], não por [nenhum corpo de] homens, nem por ou através de nenhum homem, mas por e através de Jesus Cristo (o Messias) e por Deus o Pai, que O ressuscitou dentre os mortos ;
2 E todos os irmãos que estão comigo, às igrejas da Galácia:
3 Graça e bênção espiritual sejam a vocês e paz [na alma] da parte de Deus o Pai e de nosso Senhor Jesus Cristo (o Messias),
4 Que entregou (cedeu) a Si mesmo [para propiciar] por nossos pecados [e para nos salvar e santificar], a fim de nos resgatar e livrar deste presente século perverso e desta ordem mundial, de acordo com a vontade e o propósito e o plano de nosso Deus e Pai .
5 A Ele [seja atribuída toda] a glória através de todos os séculos dos séculos e das eternidades das eternidades! Amém (assim seja).
6 Estou surpreso e admirado que vocês estejam tão rapidamente renegando e desertando Aquele que os convidou e chamou pela graça (favor imerecido) de Cristo (o Messias) [e que vocês estejam transferindo sua lealdade] para um evangelho diferente [até mesmo um evangelho de oposição].
7 Não que exista [ou possa haver] algum outro [Evangelho genuíno], mas há [obviamente] alguns que estão aborrecendo e perturbando e confundindo vocês [com um tipo diferente de ensinamento que eles oferecem como evangelho] e querem perverter e distorcer o Evangelho de Cristo (o Messias) [em algo que absolutamente ele não é].
8 Mas, mesmo se nós, ou um anjo do céu pregássemos a vocês um evangelho contrário e diferente daquele que nós lhes pregamos, que essa pessoa seja amaldiçoada (anátema, designada para a destruição, condenada à punição eterna)!
9 Como dissemos antes, assim digo novamente: Se alguém está pregando a vocês um evangelho diferente de ou contrário àquele que vocês receberam [de nós], que ele seja amaldiçoado (anátema, destinado à destruição, condenado à punição eterna).
10 Ora, estou eu tentando ganhar o favor dos homens, ou o de Deus? Procuro agradar a homens? Se eu estivesse ainda buscando popularidade com os homens, não seria um servo de Cristo (o Messias).
11 Pois quero que vocês saibam, irmãos, que o Evangelho que foi proclamado e tomado conhecido por mim não é um evangelho de homem [uma invenção humana, de acordo com ou moldado após algum padrão humano],
12 Pois de fato eu não o recebi de homem, nem me foi ensinado, mas [veio-me] por meio de uma [direta] revelação [dada] por Jesus Cristo (o Messias).
13 Vocês ouviram a respeito de minha carreira anterior e antiga maneira de viver na religião judaica (judaísmo), como eu perseguia e abusava da igreja de Deus furiosamente e extensivamente e [com fanático zelo fazia o melhor que podia] para devastá-la e destruí-la.
14 E [vocês ouviram como] eu sobrepujava muitos homens de minha própria geração entre as pessoas de minha raça em [meu adiantamento no estudo e observância das leis do] judaísmo, tão extremamente entusiasmado e zeloso eu era pelas tradições de meus ancestrais.
15 Mas quando Ele, que me tinha escolhido e separado antes [mesmo] de eu ter nascido e me tinha chamado por Sua graça (Seu favor e bênção não merecidos), achou adequado e agradou-Se
16 De revelar (desvendar, descobrir) Seu Filho dentro de mim, a fim de que eu pudesse proclamá-Lo entre os gentios (o mundo não judeu) como a alegre nova (Evangelho), imediatamente não conferi com a carne e o sangue [não consultei ou me aconselhei com nenhum ser humano frágil, nem me comuniquei com ninguém],
17 Nem [mesmo] subi a Jerusalém, até aqueles que eram apóstolos (mensageiros especiais de Cristo) antes de mim, mas fui-me embora e retirei-me na Arábia e depois disso voltei novamente para Damasco.
18 Então, três anos mais tarde, subi a Jerusalém para tornar-me [pessoalmente] familiarizado com Cefas (Pedro) e permaneci com ele por quinze dias.
19 Mas não vi nenhum dos outros apóstolos (os mensageiros especiais de Cristo), exceto Tiago, o irmão de nosso Senhor.
20 Ora, [observem cuidadosamente o que estou lhes dizendo, pois é a verdade], escrevo isto como se estivesse perante o tribunal de Deus; não minto.
21 Depois, fui aos distritos (países, regiões) da Síria e Cilícia.
22 E, até então, era ainda desconhecido, de vista, das igrejas de Cristo na Judéia (o país ao redor de Jerusalém).
23 Eles estavam somente ouvindo dizer: Aquele que costumava nos perseguir está agora proclamando a mesma fé que antes reprovava e que procurava arruinar e tentava (com todo seu poder) destruir.
24 E glorificavam a Deus [como o Autor e a Fonte do que havia acontecido] em mim.


Ministério Vivos com Cristo