Bíblia Amplificada

Verso
1 Paulo, convocado pela vontade e propósito de Deus para ser um apóstolo (mensageiro especial) de Cristo Jesus e nosso irmão Sóstenes,
2 À igreja (assembleia) de Deus que está em Corinto, àqueles consagrados e purificados e feitos santos em Cristo Jesus, [que são] selecionados e chamados para serem santos (povo de Deus), junto com todos aqueles que, em qualquer lugar, chamam pelo nome e dão honra ao nome de nosso Senhor Jesus Cristo, tanto Senhor deles quanto nosso;
3 Graça (favor e bênção espiritual) seja a vocês e paz [no coração], da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.
4 Agradeço a meu Deus todo o tempo por vocês, por causa da graça (favor e bênção espiritual) de Deus que foi concedida a vocês em Cristo Jesus,
5 [De modo] que Nele, em todos os sentidos, vocês foram enriquecidos, em pleno poder e prontidão de palavra [para falar de sua fé] e completo entendimento e iluminação [para dar a vocês plena visão interior de seu significado],
6 Desta maneira, [nosso] testemunho concernente a Cristo (o Messias) foi assim confirmado e estabelecido e certificado em vocês
7 De que vocês não estão [conscientemente] ficando para trás ou tendo falta de nenhum dom espiritual especial ou da graça cristã [o recebimento daquilo que é devido ao poder da divina graça operando em suas almas pelo Espírito Santo], enquanto vocês esperam e vigiam [vivendo constantemente em esperança] pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e [pelo momento de Ele] se tornar visível a todos.
8 E Ele estabelecerá vocês até o fim [manterá vocês firmes, dar-lhes-á forças e garantirá a sua absolvição; Ele será a garantia de vocês contra toda acusação ou indiciamento, de maneira que vocês serão] sem culpa e irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo (o Messias).
9 Deus é fiel (confiável, digno de confiança e portanto sempre verdadeiro para com Sua promessa e nós podemos depender Dele); por meio Dele vocês foram chamados à comunhão e à participação com Seu Filho, Jesus Cristo nosso Senhor.
10 Mas eu lhes rogo e imploro, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que todos vocês estejam em perfeita harmonia e em plena concordância naquilo que vocês dizem e que não haja dissensões ou facções ou divisões entre vocês, mas que vocês estejam perfeitamente unidos em seu entendimento comum e em suas opiniões e julgamentos.
11 Pois foi deixado claro para mim, irmãos, por aqueles da casa de Cloé, que existem contendas e brigas e facções entre vocês.
12 O que quero dizer é isto, que cada um de vocês [ou] diz: Pertenço a Paulo, ou: Pertenço a Apolo, ou: Pertenço a Cefas (Pedro), ou: Pertenço a Cristo.
13 É Cristo (o Messias) dividido em partes? Foi Paulo crucificado em favor de vocês? Ou, foram vocês batizados em nome de Paulo?
14 Dou graças a Deus que não batizei nenhum de vocês exceto Crispo e Gaio,
15 Para que ninguém diga que eu batizei em meu próprio nome.
16 [Sim,] batizei a casa de Estéfanas também. Além destes, não me lembro de ter batizado ninguém.
17 Porque Cristo (o Messias) me enviou não para batizar, mas [para evangelizar pela] pregação da alegre nova (o Evangelho) e isso não com eloquência verbal, para que a cruz de Cristo não fosse despojada de força e esvaziada de seu poder e tornada vã (infrutífera, sem valor e sem nenhuma eficácia).
18 Pois a estória e a mensagem da cruz são puro absurdo e loucura para aqueles que estão perecendo e estão no caminho da perdição mas, para nós que estamos sendo salvos, são a [manifestação do] poder de Deus.
19 Porque está escrito: Obstruirei e tornarei inútil e destruirei a sabedoria dos instruídos e a filosofia dos filósofos e a esperteza dos espertos e o discernimento dos que discernem; Eu [os] frustrarei e anularei e [os] levarei a nada.
20 Onde está o sábio (o filósofo)? Onde está o escriba (o erudito)? Onde está o que investiga (o lógico, o debatedor) deste presente tempo e século? Será que Deus não mostrou a insensatez e a loucura da sabedoria deste mundo?
21 Pois, quando o mundo, com toda a sua sabedoria terrena, falhou em perceber e reconhecer e conhecer a Deus por meio de sua própria filosofia, Deus, em Sua sabedoria, teve prazer em, por meio da loucura de pregar [a salvação, obtida por Cristo e a ser possuída através Dele], salvar aqueles que creram (que se apegaram a Ele e confiaram Nele e dependeram Dele).
22 Porque, enquanto os judeus [exigentemente] pedem sinais e milagres e os gregos buscam filosofia e sabedoria,
23 Nós pregamos a Cristo (o Messias) crucificado, [a qual pregação], para os judeus, é um escândalo e uma ofensiva pedra de tropeço [que origina uma armadilha] e, para os gentios, é absurda e uma insensatez totalmente não-filosófica.
24 Mas, para aqueles que são chamados, sejam judeus ou gregos (gentios), Cristo [é] o Poder de Deus e a Sabedoria de Deus.
25 [Isto é] porque a coisa louca [que tem sua fonte em] Deus é mais sábia do que os homens e a coisa fraca [que se origina] de Deus é mais forte do que os homens.
26 Considerem, pois, [simplesmente] o seu chamado, irmãos; não muitos [de vocês foram considerados como sendo] sábios de acordo com a estimativa e os padrões humanos, não muitos influentes e poderosos, não muitos de berço alto e nobre.
27 [Não,] pois Deus selecionou (deliberadamente escolheu) aquilo que no mundo é loucura para envergonhar os sábios e aquilo que o mundo chama de fraco para envergonhar os fortes.
28 E Deus também selecionou (deliberadamente escolheu) aquilo que no mundo é de origem baixa e insignificante e rotulado e tratado com desprezo, e as coisas que são nada, para que Ele pudesse eliminar e reduzir a nada as coisas que são,
29 Para que nenhum mortal pudesse [ter a pretensão de gloriar-se e] vangloriar-se na presença de Deus.
30 Mas é a partir Dele que vocês têm sua vida em Cristo Jesus, a quem Deus tornou a nossa Sabedoria de Deus, [revelou-nos um entendimento do plano divino de salvação previamente oculto, manifestando-se como] nossa Justiça [tornando-nos assim retos e colocando-nos em correto posicionamento com Deus] e nossa Consagração [fazendo-nos puros e santos] e nossa Redenção [provendo nosso resgate da pena eterna pelo pecado].
31 Assim então, como está escrito: Que aquele que se vangloria e orgulhosamente se alegra e se gloria, vanglorie-se e orgulhosamente se alegre e se glorie no Senhor.


Ministério Vivos com Cristo