Bíblia Amplificada

Verso
1 Pedro, um apóstolo (um mensageiro especial) de Jesus Cristo, [escrevendo] para os eleitos exilados da dispersão, espalhados (disseminados) no estrangeiro, no Ponto, GaIácia, Capadócia, Ásia e Bitínia.
2 Os quais foram escolhidos e conhecidos de antemão por Deus o Pai e consagrados (santificados, feitos santos) pelo Espírito, para serem obedientes a Jesus Cristo (o Messias) e para serem aspergidos com [Seu] sangue: possam a graça (bênção espiritual) e a paz ser dadas a vocês em crescente abundância [aquela paz espiritual que será alcançada em e através de Cristo, libertação dos medos, das paixões agitadas e dos conflitos morais].
3 Louvado (honrado, bendito) o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo (o Messias)! Pela Sua ilimitada misericórdia fomos nascidos de novo para uma sempre viva esperança, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos.
4 [Nascidos de novo] para uma herança que está além do alcance de mudança e decadência [imperecível], impoluta e que não murcha, reservada no céu para vocês.
5 Que estão sendo guardados (defendidos) pelo poder de Deus, por meio de [sua] fé [até que vocês herdem completamente aquela] salvação [final], que está pronta para ser revelada [a vocês] no último tempo.
6 [Vocês deveriam] estar extremamente alegres por causa disto, embora agora, por um pouco de tempo, vocês possam estar perturbados por provações e sofrer tentações.
7 Para que [a genuinidade] de sua fé possa ser testada, [sua fé] que é infinitamente mais preciosa do que o ouro perecível que é testado e purificado pelo fogo. [Esta provação de sua fé tem a finalidade de] redundar para [seu] louvor e glória e honra quando Jesus Cristo (o Messias, o ungido) for revelado.
8 Sem o terem visto, vocês o amam; embora vocês não o vejam agora [também], vocês creem Nele e exultam e se deleitam com inexprimível e gloriosa (triunfante, celestial) alegria.
9 [Ao mesmo tempo] vocês recebem o resultado (a consequência, a consumação) de sua fé, a salvação de suas almas.
10 Os profetas, que profetizaram da graça (bênção divina) que estava pretendida para vocês, buscaram e inquiriram seriamente a respeito desta salvação.
11 Eles procuraram [descobrir] para quem e quando viria isto que o Espírito de Cristo, operando neles, estava indicando, quando Ele predisse os sofrimentos de Cristo e as glórias que [os] seguiriam.
12 Foi então desvendado a eles que os serviços que eles estavam prestando não eram para eles próprios e para seu período de tempo, mas para vocês. [São exatamente estas] coisas que agora já foram dadas a conhecer plenamente a vocês por aqueles que lhes pregaram a boa nova (o Evangelho) pelo [mesmo] Espírito Santo enviado do céu. Estas coisas, os [próprios] anjos anseiam por examinar!
13 Assim, cinjam as suas mentes; sejam sóbrios (circunspectos, moralmente alertas); coloquem sua esperança inteira e imutavelmente na graça (favor, divino) que está vindo para vocês quando Jesus Cristo (o Messias) for revelado.
14 [Vivam] como filhos da obediência [a Deus]; não se conformem com os maus desejos [que governavam vocês] em sua ignorância anterior [quando vocês não conheciam os requisitos do Evangelho].
15 Mas, assim como Aquele que chamou vocês é santo, vocês próprios também sejam santos em sua conduta e maneira de viver.
16 Porque está escrito: Sede santos, porque eu sou Santo
17 E se vocês chamam de [seu] Pai Aquele que julga cada um imparcialmente, de acordo com o que faz, [então] vocês deveriam se conduzir com verdadeira reverência ao longo do tempo de sua residência temporária [na terra, seja ele longo ou curto].
18 Vocês precisam conhecer (reconhecer) que foram redimidos (resgatados) do inútil (infrutífero) modo de vida herdado por tradição de [seus] antepassados, não com coisas corruptíveis [tais como] prata e ouro.
19 Mas [vocês foram comprados] com o precioso sangue de Cristo (o Messias), como o de um cordeiro [sacrificial] sem defeito ou mancha.
20 E verdade que Ele foi escolhido e pré-ordenado (destinado e conhecido de antemão para isso) antes da fundação do mundo, mas Ele foi trazido à vista pública (manifestado) nestes últimos dias (no final dos tempos) por causa de vocês.
21 Através Dele vocês creem em Deus (aderem a Ele, dependem Dele), que o levantou dos mortos e Lhe deu honra e glória, para que a fé e a esperança de vocês estejam [centralizada e repousada] em Deus.
22 Já que, por sua obediência à Verdade através do Espirito [Santo], vocês purificaram seus corações para a sincera afeição dos irmãos, [cuidem para que vocês] amem uns aos outros com o fervor vindo de um coração puro.
23 Vocês foram regenerados (nascidos de novo), não de uma origem (semente, esperma) mortal, mas de uma que é imortal, pela sempre viva e eterna Palavra de Deus.
24 Pois toda a carne (a humanidade) é como a erva, e toda a sua glória (honra) como [a] flor da erva. A erva murcha e a flor cai.
25 Mas a Palavra do Senhor (a divina instrução, o Evangelho) permanece para sempre. E esta Palavra é a boa nova que foi pregada a vocês.


Ministério Vivos com Cristo