Bíblia Amplificada

Verso
1 No relato anterior [que preparei], ó Teófilo, fiz [uma contínua descrição] tratando das coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar
2 Até o dia em que Ele subiu, depois de, através do Espírito Santo, ter instruído e dado mandamentos aos apóstolos (mensageiros especiais) que Ele havia escolhido.
3 A eles também Ele mostrou-Se vivo depois de Sua paixão (Seu sofrimento no jardim e na cruz) por [uma série de] muitas demonstrações convincentes [evidências inquestionáveis e provas infalíveis], aparecendo a eles durante quarenta dias e falando [com eles] a respeito das coisas do reino de Deus.
4 E, enquanto estava na companhia deles e comendo em sua mesa, Ele ordenou-lhes que não deixassem Jerusalém, mas que esperassem pelo que o Pai havia prometido, do qual [disse Ele] me ouvistes falar.
5 Pois João batizou com água, mas daqui a não muitos dias sereis batizados com o (colocados no, introduzidos no) Espírito Santo.
6 Assim, quando eles estavam reunidos, perguntaram-lhe: Senhor, é este o tempo em que Tu vais restabelecer o reino e restaurá-lo a Israel?
7 Ele lhes disse: Não vos compete tornar-vos familiarizados com e saber o que o tempo traz [as coisas e eventos do tempo e seus períodos definidos], ou os anos e estações determinados (sua colocação crítica no tempo), que o Pai apontou (fixou e reservou) por Sua própria escolha e autoridade e poder pessoal.
8 Mas recebereis poder (habilidade e eficiência) quando o Espírito Santo tiver vindo sobre vós, e sereis Minhas testemunhas em Jerusalém e toda a Judéia e Samaria e até os confins (as próprias fronteiras) da terra.
9 E quando Ele tinha dito isto, enquanto eles O olhavam, Ele foi elevado, e uma nuvem O recebeu e O carregou para fora da vista deles.
10 E, enquanto eles estavam olhando atentamente para o céu, ao ir-Se Ele, eis que dois homens [vestidos] de capas brancas subitamente puseram-se ao lado deles,
11 E disseram: Homens da Galiléia, por que ficais olhando para o céu? Este mesmo Jesus, que foi levado embora e elevado do vosso meio para o céu, retornará [exatamente] da mesma maneira em que o vistes ir para o céu?
12 Então [os discípulos] voltaram para Jerusalém, da colina chamada das Oliveiras, que está perto de Jerusalém, distando [somente] a jornada de um dia de Shabbat (sábado) (mil e duzentos metros).
13 E, quando eles tinham entrado [na cidade], subiram [as escadas] para o cenáculo onde estavam [por tempo indefinido] - Pedro e João e Tiago e André; Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus; Tiago filho de Alfeu, e Simão o Zelote, e Judas [filho] de Tiago.
14 Todos estes, com suas mentes em completa concordância, devotavam-se firmemente à oração, [esperando juntamente] com as mulheres e Maria a mãe de Jesus e com Seus irmãos.
15 Ora, num daqueles dias, Pedro levantou-se entre os irmãos, cujo número total dos que se reuniam era de aproximadamente cento e vinte.
16 Irmãos, disse ele, era necessário que a Escritura fosse cumprida, que o Espírito Santo predisse pelos lábios de Davi, sobre Judas, que agiu como guia daqueles que prenderam Jesus.
17 Pois ele foi contado entre nós e recebeu [por divina partilha] sua porção neste ministério.
18 Ora, este homem adquiriu um pedaço de terra com [o dinheiro pago a ele como] recompensa por sua traição e iniquidade e, enforcando-se, [seu corpo] rompeu-se no meio, e todos seus intestinos se derramaram.
19 E todos os residentes de Jerusalém tornaram-se familiarizados com os fatos, tanto que chamaram ao pedaço de terra, em seu próprio dialeto - Aceldama, isto é, Campo de Sangue.
20 Pois no livro, de Salmos está escrito: Que o seu lugar de residência fique deserto e sombrio, e que ninguém more nele; e [novamente]: Que outro tome sua posição ou bispado.
21 Então um dos [outros] homens que nos acompanharam [a nós, os apóstolos] durante todo o tempo em que o Senhor Jesus entrou e saiu entre nós,
22 Desde o batismo de João, no começo, até o dia quando Ele foi levado do nosso meio - um destes homens precisa juntar-se a nós e tornar-se uma testemunha para testificar de Sua ressurreição.
23 E eles de comum acordo propuseram (nomearam) dois homens, José, chamado Barsabas, que tinha o sobrenome de Justo, e Matias,
24 e eles oraram e disseram: Tu, Senhor, que conheces todos os corações (seus pensamentos, paixões, desejos, apetites, propósitos e esforços) indica-nos qual destes dois Tu tens escolhido
25 para tomar o lugar neste ministério e receber a posição de um apóstolo, da qual Judas caiu e se desviou para ir [aonde ele pertencia] para seu próprio lugar [adequado],
26 E eles lançaram sortes [entre os dois] e a sorte caiu sobre Matias; e ele foi acrescentado e contado com os onze apóstolos (mensageiros especiais).


Ministério Vivos com Cristo