Bíblia Amplificada

Verso
1 [Estamos escrevendo] a respeito da Palavra da Vida Nele que existiu desde o principio, a quem nós ouvimos, a quem nós vimos com nossos [próprios] olhos, a quem nós [mesmos] contemplamos e tocamos com nossas [próprias] mãos.
2 E a Vida [um aspecto de Seu ser] foi revelada (manifestada, demonstrada) e nós vimos [como testemunhas oculares] e estamos testificando e declarando a vocês a Vida, a Vida eterna [Nele] que já existia com o Pai e que [de fato] tornou-se visível (foi revelado) para nós [Seus seguidores].
3 O que vimos e [por nós mesmos] ouvimos, estamos também contando a vocês, para que vocês possam compreender e desfrutar da comunhão como companheiros e participantes conosco. E [esta] comunhão que temos [que é uma marca diferenciada dos cristãos] é com o Pai e com Seu Filho Jesus Cristo (o Messias).
4 E estamos agora lhes escrevendo estas coisas, para que nossa alegria [de ver vocês incluídos] possa ser total [e a alegria de vocês possa ser completa].
5 E esta é a mensagem [a mensagem da promessa] que temos ouvido Dele e agora estamos relatando a vocês: Deus é Luz, e absolutamente não há trevas Nele [não há, de maneira nenhuma].
6 [Então] se dissermos que somos participantes juntamente e que gozamos de comunhão com Ele, quando vivemos e nos movemos e estamos andando em trevas, estamos falando falsamente e [ao mesmo tempo] não vivemos e praticamos a Verdade [que o Evangelho apresenta].
7 Mas se [realmente] estamos vivendo e andando na Luz, como Ele [próprio] está na Luz, temos comunhão [verdadeira, completa] uns com os outros e o sangue de Jesus Cristo Seu Filho nos purifica (remove) de todo pecado e culpa [nos mantém purificados do pecado em todas as suas formas e manifestações].
8 Se dissermos que não temos nenhum pecado [recusando-nos a admitir que somos pecadores], iludimo-nos e nos desviamos e a Verdade [que o Evangelho apresenta] não está em nós [não habita em nossos corações].
9 Se [livremente] admitirmos que pecamos e confessarmos nossos pecados, Ele é fiel e justo (verdadeiro para com Sua própria natureza e promessas) e perdoará nossos pecados [desfará nossas iniquidades] e [continuamente] nos purificará de toda injustiça [tudo o que não está em conformidade com Sua vontade em propósito, pensamento e ação].
10 Se dissermos (alegarmos) que não temos pecado, contradizemos Sua Palavra e fazemos com que Ele seja falso e mentiroso, e Sua Palavra não está em nós [a divina mensagem do Evangelho não está em nossos corações].


Ministério Vivos com Cristo