Bíblia Amplificada

Verso
1 Paulo, um servo de Deus e um apóstolo mensageiro especial de Jesus Cristo o Messias para estimular e promover a fé dos escolhidos de Deus, e para conduzi-los ao acurado discernimento e reconhecimento e familiaridade com a Verdade que pertence à piedade e se harmoniza com ela e se inclina a ela.
2 Repousando na esperança de vida eterna, vida que o Deus sempre verdadeiro, que não pode enganar, prometeu antes que o mundo ou os séculos do tempo começassem.
3 E agora, em Seu próprio tempo designado, Ele fez manifesta tomou conhecida Sua Palavra e revelou-a como Sua mensagem através da pregação confiada a mim, por ordem de Deus nosso Salvador.
4 A Tito, meu verdadeiro filho , de acordo com a fé comum geral: Graça favor e bênção espiritual e paz de coração da parte de Deus o Pai e do Senhor Cristo Jesus nosso Salvador.
5 Por esta razão eu deixei você para trás em Creta, para que você pudesse pôr em ordem o que estava deficiente e acabar o que estava por fazer, e para que você pudesse designar anciãos e colocá-los sobre as igrejas assembléias, como lhe ordenei.
6 Estes anciãos devem ser homens que sejam de inquestionável integridade e que sejam irreprováveis, maridos de uma só esposa, cujos filhos sejam bem treinados e sejam crentes, não abertos a acusações de serem relaxados na moral e na conduta, ou insubmissos e desordeiros.
7 Pois o bispo um supervisor, como despenseiro de Deus, deve ser inculpável, não tendo vontade própria nem sendo arrogante ou presunçoso; ele não deve ser irritável, ou dado a bebida ou contencioso briguento, violento; ele não deve ser cobiçoso e ambicioso por lucro ganho financeiro sujo.
8 Mas ele deve ser hospitaleiro amável e um amigo dos crentes, especialmente dos estrangeiros e forasteiros; ele deve ser um amante da bondade das boas pessoas e das boas coisas, com mente sóbria sensato, discreto, reto e imparcial, um homem devoto e religiosamente correto, temperante e mantendo-se controlado.
9 Ele deve se apegar à Palavra de Deus, que é certa e digna de confiança, como ele foi ensinado, de modo que ele possa ser capaz de, tanto dar estimulantes instruções e encorajamento na sã íntegra doutrina, quanto refutar e convencer aqueles que a contradizem e se opõem a ela mostrando aos insubmissos o seu erro.
10 Porque há muitos homens desordeiros e insubmissos que são ociosos vãos e vazios e faladores de enganos, que enganam a si próprios e a outros. Isto é verdade, especialmente acerca daqueles do partido da circuncisão que vieram do judaísmo.
11 Suas bocas devem ser caladas, pois eles estão mentalmente entristecendo e subvertendo famílias inteiras ao ensinarem o que não deviam ensinar, com o propósito de conseguir torpe vantagem e ganho vergonhoso.
12 Um dentre eles, um de seus próprios profetas, disse: Os cretenses são sempre mentirosos, animais que ferem, glutões ociosos e preguiçosos.
13 E este relato deles é realmente verdadeiro. Por ser verdadeiro, repreenda-os energicamente trate duramente, até mesmo severamente com eles, para que eles possam ser sadios na fé e livres de erro.
14 E possam mostrar sua sanidade deixando de dar atenção aos mitos e fábulas judaicos, ou às regras estabelecidas por meros homens que rejeitam e voltam suas costas para a Verdade.
15 Para os puros de coração e consciência todas as coisas são puras, mas para o impuro e corrupto e incrédulo nada é puro; suas próprias mentes e consciências são corrompidas e poluídas.
16 Eles professam conhecer a Deus reconhecê-Lo, percebê-Lo e estar familiarizados com Ele, mas O negam e O repudiam e renunciam a Ele através do que praticam; são detestáveis e abomináveis, incrédulos e desobedientes e desleais e rebeldes, e são incompetentes e sem valor para boa obra ação e empreendimento de qualquer tipo.


Ministério Vivos com Cristo