Bíblia Amplificada

Verso
1 Em muitas revelações separadas [cada uma das quais apresentou uma porção da verdade] e de diferentes maneiras Deus falou outrora a [nossos] antepassados nos e pelos profetas,
2 [Mas] nos últimos destes dias Ele nos falou na [pessoa de um] Filho, a quem Ele designou Herdeiro e legítimo Proprietário de todas as coisas, também por e através de quem Ele criou os mundos e as extensões do espaço e os séculos do tempo [Ele fez, produziu, construiu, operou e arranjou-os em ordem].
3 Ele, somente, é a expressão da glória de Deus [o ser de Luz, o resplendor ou brilho do divino], e Ele é a perfeita impressão e a imagem exata da natureza [de Deus], sustentando e mantendo e guiando e movendo o universo por Sua potente Palavra de poder. Quando Ele, oferecendo-se a Si mesmo, completou nossa limpeza de pecados e eliminação de culpa, sentou-se à mão direita da divina Majestade nas alturas,
4 [Tomando um lugar e uma posição pela qual] Ele próprio tomou-se tão mais superior aos anjos quanto o glorioso Nome (título) que Ele herdou é diferente e mais excelente que o deles.
5 Pois, a qual dos anjos alguma vez disse [Deus]: Tu és Meu Filho, hoje Te gerei [Te estabeleci numa relação de Filiação oficial, com dignidade de rei]? E outra vez: Serei para Ele um Pai, e Ele será para Mim um Filho?
6 Além disso, quando Ele traz o Filho primogênito novamente para o mundo habitável, Ele diz: Que todos os anjos de Deus O adorem.
7 Referindo-Se aos anjos, Ele diz: [Deus] que faz de Seus anjos ventos, e de Seus servos ministros fez labaredas de fogo;
8 Mas, quanto ao Filho, Ele Lhe diz: Teu trono, ó Deus, é para sempre e sempre (para os séculos dos séculos), e o cetro de Teu reino é um cetro de justiça absoluta (de justiça e sinceridade).
9 Tu amaste a justiça [Tu te deleitaste na integridade, na virtude, na retidão de propósito, pensamento e ação] e odiaste a iniquidade (a injustiça e o viver sem lei). Portanto Deus, o Teu Deus (a Deidade) Te ungiu com o óleo de exultante gozo e alegria acima e mais além de Teus companheiros.
10 E [além disso]: Tu, Senhor, colocaste os fundamentos da terra no princípio, e os céus são as obras de Tuas mãos.
11 Eles perecerão, mas Tu permaneces e continuas permanentemente; eles todos envelhecerão e se desgastarão como uma vestimenta.
12 Como um manto [lançado em volta de alguém] Tu os enrolarás e eles serão mudados e substituídos por outros. Mas Tu permaneces o mesmo, e Teus anos nunca terminarão ou virão a se extinguir.
13 Além disso, a qual dos anjos Ele alguma vez disse: Senta-te à Minha mão direita [associado comigo em Minha dignidade real] até que Eu faça de teus inimigos um estrado para teus pés?
14 Não são os anjos todos espíritos ministradores, (servos) enviados no serviço [de Deus para a assistência] daqueles que vão herdar a salvação?


Ministério Vivos com Cristo